EDUCAÇÃO FÍSICA - FERRAZ


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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Educação Física Adaptada: uma concepção escolar.



Educação Física Adaptada: uma concepção escolar.

Conceitos:

• a inclusão é um processo amplo, com transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. (Sassaki, 1997)
• Para promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenças individuais, aprenda a conviver dentro da diversidade humana, através da compreensão e da cooperação (Cidade e Freitas, 1997).

Requisitos

• Na escola, "pressupõe, conceitualmente, que todos, sem exceção, devem participar da vida acadêmica, em escolas ditas comuns e nas classes ditas regulares onde deve ser desenvolvido o trabalho pedagógico que sirva a todos, indiscriminadamente" (Edler Carvalho, 1998, p.170).

Escola: espaço de inclusão

• A escola como espaço inclusivo tem sido alvo de inúmeras reflexões e debates:

Físicos (arquitetura, engenharia, transporte, acesso)

Atitudinais (experiências, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores)

Educação Física Adaptada

• A Educação Física Adaptada "é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada portador de deficiência, respeitando suas diferenças individuais" (Duarte e Werner, 1995: 9).
• Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades de seus educandos.(Bueno e Resa (1995)

Ruth Eugênia Cidade Universidade Federal do Paraná - Doutoranda na Unicamp
Patrícia Silvestre Freitas Universidade Federal de Uberândia - Doutoranda na Unimep

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