EDUCAÇÃO FÍSICA - FERRAZ


SEJA BEM VINDO



domingo, 30 de maio de 2010

Inclusão Educacional



Crianças e adolescentes com deficiência terão que ser acolhidos nas classes regulares, determina um novo decreto federal que torna o Brasil pioneiro em inclusão educacional. Pode ser uma boa notícia para o seu filho, mesmo que ele não tenha nenhuma dificuldade física ou intelectual. Descubra por quê

Até o fim do ano, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo vai fechar sua escola especial, que desde 1981 ensinou a ler e escrever mais de 700 crianças com deficiência intelectual - a maioria com síndrome de Down. Diferentemente do que possa parecer, essa é uma boa notícia. Trata-se de mais um passo para inserir definitivamente essas crianças na sociedade, obedecendo a uma nova lei. Promulgado no ano passado pelo governo federal, o Decreto nº 6.571 determina que alunos com necessidades educacionais especiais - com deficiência intelectual e física - sejam acolhidos em classes comuns do ensino regular, acabando de vez com as "classes especiais". Ponto para nós: o Brasil é pioneiro ao tornar lei o que em muitos países é apenas recomendação. "Em 2007, orientamos os pais dessas crianças a matricular os filhos em escolas perto de casa e nos propusemos a fazer um acompanhamento por cinco anos. Estivemos em 300 instituições conversando sobre a adaptação dos estudantes", explica a coordenadora do Serviço Educacional da Apae, Liliane Garcez.

Portanto, nos próximos anos, aumentam as chances de que crianças com e sem deficiência convivam nas escolas, sejam públicas ou privadas. Estudiosos em inclusão social no mundo inteiro vêm comprovando os benefícios que a presença dessas crianças nas classes regulares traz ao grupo. "A inclusão implica melhor qualidade de ensino para todos", afirma a professora da Unicamp Maria Tereza Égler Mantoan, fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade. "À medida que o docente pensar em novas propostas para esse público específico, atingirá também os 40% dos alunos com alguma dificuldade de aprendizado." Parece inacreditável, mas até recentemente era muito comum que um estudante sem nenhuma defi-ciência que não conseguisse se alfabetizar aos 7 anos fosse encaminhado a uma classe especial da rede pública. "Há cinco anos, essas salas viviam cheias de crianças sem deficiência alguma. Estavam lá por um fracasso escolar", alerta Daniela Alonso, psicopedagoga e especialista em inclusão.

Outro benefício prontamente identificado é o convívio com a diversidade. Na opinião de Liliane Garcez, da Apae, é na escola que aprendemos a ser cidadãos e a conviver com as diferenças. "Esse aprendizado traz grandes ganhos hoje e para o futuro. Até mesmo as empresas valorizam a inteligência emocional. Essas crianças serão profissionais mais flexíveis para lidar com opiniões diversas e respeitar o próximo", acredita ela.

Golpe no preconceito

Mesmo assim, vai ser difícil, e que ninguém duvide: o Brasil está diante de um imenso desafio educacional. As escolas terão que cultivar um novo olhar, acolhendo todos os estudantes, e combater o preconceito, que é poderoso, sobretudo na rede pública. Um estudo recém-concluído, encomendado pelo Ministério da Educação e realizado em 501 escolas públicas de todos os estados brasileiros, revelou que 96,5% dos entrevistados assumem ter algum preconceito contra alunos com necessidades especiais. Os pesquisadores encontraram até casos de tortura contra eles. "Só a convivência e a transformação da escola em local comum a todos poderão mudar esse cenário", avalia Daniela Alonso. Ela lembra que muitas vezes a resistência parte dos próprios professores que, principalmente na rede pública, já enfrentam uma infinidade de problemas, como violência, remuneração baixa e classes lotadas. Nesse cenário, a obrigação de acolher um deficiente é vista como mais uma tarefa espinhosa. "Será muito complicado mudar essa cultura de uma hora para outra, mas só com a prática os professores aprenderão a lidar com isso. Não há outra forma e todos terão que se esforçar", acredita Cláudia Dutra, secretária de educação especial do Ministério da Educação (MEC).

Existem 695 699 estudantes com necessidades especiais no Brasil, segundo o censo escolar de 2008. Cerca de 54% deles frequentam o ensino regular, um grande progresso em relação a 1998, quando 87% estavam em classes separadas dos demais. Estima-se ainda que cerca de 5% das crianças com deficiência em idade escolar estejam em casa, privados de educação e do convívio social. Para atender a todos, a lei engloba três grupos. No primeiro, estão crianças com deficiências física, mental, auditiva, visual e múltipla (duas ou mais das anteriores); no segundo, as com transtornos globais de desenvolvimento, como autismo; por fim, há as crianças com altas habilidades, antes chamadas de superdotadas. O decreto também se traduz em dinheiro. A partir de 2010, a rede pública receberá uma verba do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para oferecer apoio complementar no contraturno - período contrário ao das aulas. "A matrícula de cada criança ou jovem da educação especial será computada em dobro, aumentando o valor per capita repassado à instituição. Isso vai possibilitar o investimento na formação de professores, na implantação de salas de recursos multifuncionais e na reformulação do espaço físico", explica Cláudia Dutra, do MEC. Segundo ela, muitas escolas já têm ou vão ganhar um professor itinerante especializado. Mas a ideia não é deixar na mão do especialista a responsabilidade pelo aluno. Cabe ao professor ensinar e integrá-lo à classe. "Ele vai fazer o que mais sabe: lecionar, não importa se a criança tem ou não deficiência", diz ela.

Voluntários cidadãos

Se a maioria das escolas públicas ainda está em fase de adaptação, algumas já fazem a inclusão há décadas e por isso se tornaram referência. É o caso da Escola Estadual Visconde de Itaúna, em São Paulo, que atende crianças com deficiência visual e intelectual em classes regulares. Os que não enxergam ou têm baixa visão possuem máquina de braile. Fazem todas as anotações na escrita dos cegos e suas provas são traduzidas para o docente. A diretora, Maria Angélica Cardelli, constata que os que têm deficiência intelectual se desenvolvem melhor numa classe regular. "Temos vários jovens que completaram o ensino médio e estão no mercado de trabalho. Os casos mais graves aprendem dentro do seu limite e se socializam. O que importa é a felicidade", afirma. Na hora do recreio da Escola Estadual Lasar Segall, em São Paulo, veem-se estudantes com deficiência auditiva e ouvintes se comunicando em libras, sigla para Língua Brasileira de Sinais. Abrimos oficinas de libras para os próprios colegas ouvintes e, para nossa surpresa, a classe ficou lotada", revela a professora Andréa Bast. Hoje o Lasar Segall conta com 20 intérpretes voluntários. Alguns terminam o curso e voltam como cidadãos para auxiliar os alunos surdos. "A ajuda está longe da piedade. São jovens da mesma idade que querem se comunicar com o outro."

As instituições particulares, com know-how consolidado, detêm o maior número de matrículas, 64%, entre os alunos com necessidades especiais. O Colégio Friburgo, em São Paulo, é um exemplo de inclusão com sucesso. "A grande diferença é que pensamos mais de uma vez numa mesma atividade, observando-a sob ângulos diferentes. Isso beneficia todos", afirma a coordenadora pedagógica Amélia Gaulez. Na Escola Viva, em Cotia (SP), já aconteceu de a professora montar um globo com papel de texturas diferentes, uma para cada um dos cinco continentes, a fim de atender a uma deficiente visual. "Os demais alunos acabam desenvolvendo a parte sensorial, pouco explorada em outros colégios", explica a psicopedagoga Melissa Isler, sócia da escola. Os alunos com deficiência intelectual absorvem o que está dentro das suas possibilidades. A avaliação, por exemplo, pode ser feita oralmente, pois a escrita é um obstáculo. "O importante é apresentar uma evolução", acrescenta ela.

"O convívio com o diferente traz ganhos hoje e no futuro. Ensina respeito e flexibilidade"
Liliane Garcez

As medidas que abriram o caminho para a nova lei

1994: declaração de Salamanca, resultado da Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais, evento promovido pela Unesco na Espanha. O documento reafirma o compromisso da educação para todos.

2003: surge no Brasil o Programa Educação Inclusiva, que incendiou a discussão sobre necessidades especiais e criou polos de disseminação em 162 municípios.

2006: a ONU aprova a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Embora sem força legal, o documento influenciou políticas públicas no mundo todo.

2008: promulgado no Brasil o decreto nº 6.571, que reestrutura a educação especial e obriga as escolas a matricular as crianças com deficiência em classes comuns do ensino regular.

Inclusão você está preparado?




Tente responder às questões abaixo e avalie se você é um educador ou uma educadora preparada para a inclusão.

1 - Recusar a matrícula de um aluno por causa de uma deficiência é crime?

2 - Crianças com deficiência física necessitam de cuidados específicos na hora de se movimentar e participar de atividades na escola?

3 - O professor deve propor atividades escolares mais fáceis para crianças com deficiência?

4 - Crianças cegas precisam de profissionais especializados que as ajudem a ir ao banheiro e a se alimentar na hora das refeições?

5 - As crianças surdas são totalmente insensíveis ao som?

6 - Pais de crianças com deficiência podem exigir a matrícula de seus filhos em
qualquer escola, pública ou privada?

7 - Quem apresenta comprometimento nos movimentos dos braços e também das pernas tem deficiência múltipla?

8 - Se a criança é cega ou tem baixa visão, é util para ela que a escola tenha placas de sinalização nas portas e corredores?

9 - Estudantes com deficiência podem ajudar colegas sem deficiência nas atividades?

10 - Professores da sala regular devem incentivar estudantes sem deficiência a fazer parte do processo de inclusão de colegas com deficiência?

11 - A criança surda, com atendimento especializado, pode aprende a escrever no mesmo ritmo que as demais?

12 - A criança cega tem condições de reconhecer o rosto dos colegas de classe?

13 - Professores da sala regular podem adaptar materiais para facilitar a participação de estudantes com deficiência?

14 - Os estudantes com deficiência devem opinar sobre as medidas adotadas para apoiá-los na escola regular?

15 - Crianças cegas podem participar das aulas de Educação Física?

16 - Estudantes com deficiência mental conseguem desenvolver as habilidades de ler, escrever e fazer contas e ser independentes?

17 - Mesmo dominando a língua de sinais, a criança surda pode aprender a falar?

18 - Uma escola só pode ser considerada inclusiva quando tem crianças com deficiência?

Fonte: Revista Nova Escola- Agosto de 2007

sábado, 29 de maio de 2010

FRASES SOBRE EDUCAÇÃO

01. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.Autor: Paulo Freire.

02. A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.Autor: Carlos Drummond.

03. A educação para o sofrimento, evitaria senti-lo, em relação a casos que não o merecem.Autor: Carlos Drummond

04. O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.Autor: Ralph Emerson.

05. O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.Autor: Ernest Renan.

06. O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.Autor: Sócrates.

07. A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.Autor: John Dewey.

08. A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.Autor: Joseph Addison.

09. A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.Autor: Aristóteles.

10. A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.Autor: Sêneca.

11. A educação pública nunca resolve o difícil problema do desenvolvimento simultâneo do corpo e da inteligência.Autor: Honoré de Balzac.

12. A educação desenvolve as faculdades, mas não as cria.Autor: Voltaire.

13. A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.Autor: Jean Jacques Rousseau

14. Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação? É não ganhar tempo, mas perdê-lo.Autor: Jean Jacques Rousseau

15. Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade.Autor: Mark Twain

16. A boa educação consiste em esconder o bem que pensamos de nós próprios e o pouco bem que pensamos dos outros.Fonte: "Cadernos"Autor: Mark Twain

17. Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo.Autor: Franz Kafka.

18. Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo.Autor: Edward Gibbon.

19. Toda a educação se reduz a estes dois ensinamentos: aprender a suportar a injustiça e aprender a suportar o aborrecimento.Autor: Ferdinando Galiani

20. É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.Autor: Immanuel Kant

21. Para as crianças, educação é o mestre-escola; para os jovens é o poeta.Autor: Aristófanes

22. A educação é inimiga da sabedoria, porque a educação torna necessárias muitas coisas das quais, para sermos sábios, nós deveríamos ver livres.Autor:Luigi Pirandello.

23. É preciso uma vida longa para ultrapassar as seqüelas da educação.Autor: Jan Greshoff.

24. A educação seria a arte de parecer inofensivo.Autor: Corrado Álvaro.

25. Sem autenticidade, sem educação, sem liberdade no seu significado mais amplo - na relação consigo mesmo, com as próprias ideias pré-concebidas, até mesmo com o próprio povo e com a própria história - não se pode imaginar um artista verdadeiro; sem este ar não é possível respirar.Autor: Ivan Turgueniev.

26. A boa educação não está tanto no fato de não derramar molho sobre a toalha de mesa, mas em não perceber se outra pessoa o faz.Autor: Anton Tchekhov

27. Não pode haver educação onde não há discrição.Autor: Miguel Cervantes

28. O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.Autor: Confúcio.

29. Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.Autor: Karl Kraus.

30. A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.Autor: Edmondo Amicis.

31. Não se podem censurar os jovens preguiçosos, quando a responsável por eles serem assim é a educação dos seus pais.Autor: Esopo.

32. A educação (...) criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.Autor: G. Trevelyan.

33. Tolerar a desordem é conseqüência de uma educação falha.Autor: Talmude

34. Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça.Autor: Textos Bíblicos, Hebreus 12,11

35. Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.Autor: Maomé.

36. O princípio da educação é pregar com o exemplo.Autor: Anne Turgot

37. A vida deve ser uma constante educação.Autor: Gustave Flaubert.

38. A formosura da alma campeia e denuncia-se na inteligência, na honestidade, no reto procedimento, na liberalidade e na boa educação.Autor: Miguel Cervantes.

39. A educação pode tudo: ela faz dançar os ursos.Autor: Wilhelm Leibniz

40. Um sistema de legislação é sempre impotente se, paralelamente, não se criar um sistema de educação.Autor: Jules Michelet.

41. A educação desenvolve as qualidades, não as cria.Autor: Luc de Clapiers Vauvenargues

42. A educação é a segunda natureza.Autor: Severo Catalina

43. A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo.Autor: Paolo Mantegazza.

44. A educação é um seguro para a vida e um passaporte para a eternidade.Autor: Antonio Guijarro.

45. Como é possível que, sendo as criancinhas tão inteligentes, a maioria das pessoas sejam tão tolas? A educação deve ter algo a ver com isso!Autor: Alexandre Dumas (filho).

46. A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.Autor: Padre Antônio Vieira.

47. A cultura forma sábios; a educação, homens.Autor: Louis Bonald.

48. Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?Autora: Carmen Sylva.

49. A má educação consiste especialmente nos maus exemplos.Autor: Marquês de Marica.

50. Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância.Autor: Will Durant.

51. Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis.Autor: Voltaire.

52. Desejaria que houvesse o cuidado de lhe escolher (à criança) um condutor (preceptor) que antes tivesse a cabeça bem feita do que muito cheia.Autor: Michel de Montaigne.

53. Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-aAutor: Johann Goethe.

54. A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança.Autor: Friedrich Nietzsche.

55. As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.Autor: Antoine de Saint-Exupéry.

56. Quer se trate de um animal ou de uma criança, convencer é enfraquecer.Autora: Sidonie Gabrielle Colette.

57. O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida.Autor: Albert Einstein.

58. Um mestre que ensina na sua escola trinta ou quarenta crianças consegue fazer de todas elas pessoas capazes de pensar? Não. Por isso considero as escolas instituições perniciosas.Autor: Multatuli.

59. É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias.Autor: Immanuel Kant.

60. Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.Autor: Louis Pasteur.

61. Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homensAutor: Pitágoras.

62. Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.Autor: Paulo Freire.

63. A honra tem assim, as suas regras supremas, e a educação é obrigada a respeitá-las. Os princípios são que nos é sem dúvida permitido preocuparmos-nos com a fortuna, mas que nos é absolutamente proibido fazer o mesmo com a nossa vida.Autor: Montesquieu.

64. O homem a quem a dor não educa, será sempre uma criança.Autor: Niccolo Tommaseo.

65. A criança como o homem, e o homem como a criança, prefere divertir-se a instruir-se.Autor: Denis Diderot

66. As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.Autor: Joseph Joubert.

67. Ensina a criança no caminho que deve andar, e mesmo quando velho não se desviará dele.Autor: Textos Bíblicos, Provérbios 22:6.

68. Guie uma criança pelo caminho que ela deve seguir e guie-se por ela de vez em quando.Autor: Josh Billings.

69. A melhor maneira de tornar as crianças boas,é torná-las felizes.Autor: Oscar Wilde.

70. Os trabalhos escolares são provas para o caráter, não para a inteligência. Quer se trate de ortografia, de poesia ou de cálculo, está sempre em causa aprender a querer.Autor: Alain.

71. Muitos não sabem quanto tempo e fadiga custa a aprender a ler. Trabalhei nisso 80 anos e não posso dizer que o tenha conseguido.Autor: Johann Goethe.

72. Ensinar é aprender duas vezes.Autor: Joseph Joubert.

73. Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.Autor: Carlos Drummond.

74. Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais.Autor: Confúcio.

75. Aprender sem pensar é tempo perdido.Autor: Confúcio.

76. O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprenderAutor: Edmund Burke.

77. O mundo não é, o mundo está sendo.Autor: Paulo Freire

78. Há diversos tipos de curiosidade; uma de interesse, que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil, e outra, de orgulho, que provém do desejo de saber o que os outros ignoram.Autor: Joseph Addison.

79. Pensar sem aprender torna-nos caprichosos, e aprender sem pensar é um desastreAutor: Confúcio.

80. E por esta arte de conhecer os homens, digo-vos, meu filho, que se pode aprender, mas que não se pode ensinar.Autor: Luís XIV.

81. É sempre assim. Morre-se. Não se compreende nada. Nunca se tem tempo de aprender. Envolvem-nos no jogo. Ensinam-nos as regras e à primeira falta matam-nosAutor: Ernest Hemingway.

82. O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.Autor: Albert Schweitzer.

83. É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.Autor: Aristóteles.

84. A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo.Autor: Paulo Freire

85. Qual é a primeira coisa que deve fazer quem começa a filosofar? Rejeitar a presunção de saber. De facto, não é possível começar a aprender aquilo que se presume saber.Autor: Epicteto.

86. A inteligência não ensina a aprender muitas coisas.Autor: Heráclito.

87. Onde há uma grande vontade de aprender, haverá necessariamente muita discussão, muita escrita, muitas opiniões; pois as opiniões de homens bons são apenas conhecimento em bruto.Autor: John Milton

88. A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.Autor: Aristóteles.

89. Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros.Autor: Otto Bismarck.

90. A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser 'insaciáveis na aprendizagem' e em relação aos outros, 'insaciáveis no ensino'.Autor: Mao Tse-Tung.

91. O verdadeiro modo de não saber nada é aprender tudo ao mesmo tempoAutora: George Sand (pseudônimo de Amandine-Aurore-Lucile Dupin).

92.Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.Autor: Alexandre Herculano.

93. A arte de ensinar é a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde.Autor: Anatole France.

94. A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele.Autor: George Bernard Shaw.

95. A morte do homem começa no instante que ela desiste de aprender.Autor: Albino Teixeira.

96. A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.Autor: Albert Einstein.

97. A universidade é o local onde a ignorância é levada à suas últimas conseqüências.Autor: Millôr Fernandes.

98. Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões.Autor: Emil Zatopek.

99. Aprender é descobrir o que já se sabe. Autor: Richard Bach

100. Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros e mais ainda com os meus alunos.Provérbio Judaico.

101. Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes e gentileza com os rudes. Ainda, estranho, sou ingrato a esses professores.Autor: Khalil Gibran.

102. Aquilo que você mais sabe ensinar é aquilo que você mais precisa aprender.Autor: Richard Bach.

103. Com o conhecimento nossas dúvidas aumentam.Autor: Johann Goethe.

104. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Autora: Cora Coralina.

105. Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio.Autor: Krisnamurti.

106. O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores.Autor: Dean William Inge.

107. Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos. Autor: Sêneca.

108. Mestre não é só quem ensina; mas quem, de repente, aprende.Autor: Guimarães Rosa.

109. Morrer ignorante sabendo que tinha capacidade de ter sido sábio, isto sim, é uma tragédia humana.Autor: Shakespeare.

110. Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.Autora: Sandra Carey.

111. Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.Autor: Galileu Galilei.

112. Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos.Autor: Eric Berne.

113. Ninguém duvida tanto quanto aquele que mais sabe.Autor: Sören Kiekergaard.

114. Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.Autor: Píndaro.

115. Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.Autor: Paulo Freire.

116. O amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes de nossa vida. Deveriam também governá-la.Autor: Wilhelm Reich.

117. O aprendizado é um tesouro que acompanha seu dono a todos os lugares.Autor: Pirandello.

118. O conhecimento está a serviço da necessidade de viver.Autor: Miguel de Unamuno.

119. O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos.autor: Adam Smith.

120. O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê.Autor: Theodore Palmquistes.

121. O homem que a adversidade não educou será sempre uma criança.Autor: Nicollo Tommaseo. 122. O que aprendemos refaz e reorganiza nossa vida.Autor: Anísio Teixeira. 121. O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.Autora: Cora Coralina.

122. O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida.Autor: Johann Goethe.

123. Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo.Autor: J. Petit Senn.

124. Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.Autor: Mário Quintana. 125. Perigoso não é o homem que lê, é o que relê.Autor: Voltaire.

126. Pobre daquele que rejeita a sabedoria e a instrução; e a esperança deles é vã, e os trabalhos sem fruto, e inúteis as suas obras.Provérbio Judaico.

127. Por não ter escutado, eu nada aprendi.Autor: Michel Quoist.

128. Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não o impedirá de ser um gênio.Autor: Eugène Delacroix.

129. Saber é poder.Autor: Francis Bacon.

130. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.Autor: Sócrates.

131. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.Autor: Paulo Freire.

132. Se aprendeste alguma coisa, não fiques orgulhoso, pois só fizeste o teu dever.Provérbio Judaico.

133. Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.Autor: D.Pedro II.

134. Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.Autor: Isaac Asimov.

135. Se você quiser educar o homem, comece pela avó dele.Autor: Victor Hugo.

136. Tempos difíceis têm um valor científico. São ocasiões que um aprendiz não pode perder.Autor: Ralph Waldo Emerson.

137. Todos a quem encontro é superior a mim em alguma coisa.Por isso, dele sempre aprendo alguma coisa.Autor: Ralph Waldo Emerson.

138. Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem.Autor: Kahlil Gibran.

139. Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie.Autor: George Lichtenberg.

140. Uma coisa é querer aprender. Outra coisa é querer garantias de que não vai errar.Autor:Geraldo Eustáquio.

141. Você aprendeu alguma coisa. Isto sempre parece, à primeira vista, como se tivesse perdido alguma coisa.Autor: George Bernard Shaw.

142. O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade.Autor: Paulo Freire.

sábado, 22 de maio de 2010

Capacitação - Continuação do 1º encontro - Jogo e educação continuação - Prof. Dr. Alcides Scaglia

Capacitação - O Processo Organizacional Sistêmico Dos Jogos 2010 - Prof. Dr. Alcides Scaglia

Capacitação - Jogo Na Ed Física ConteúDo Ou Metodologia - Prof. Alcides Scaglia

capacitação - Pedagogia Do Esporte Tradicional x Novas Tendências - Prof. Dr. Alcides Scaglia

Capacitação - Ambientes de aprendizagem - Prof. Dr. Alcides Scaglia

Capacitação - Jogo, esporte e brincadeira - Prof. Dr. Alcides Scaglia

Capacitação - 1º encontro prof. Dr. Alcides Scaglia

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aula ideal de Educação Física



Certa vez um professor de Educação Física encontrou um menino muito esperto e inteligente e perguntou como ele acreditava que deveria ser uma aula de Educação Física para que ele se sentisse realmente feliz. Este menino pensou um pouco, pois era uma criança brilhante e disse que uma AULA IDEAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA deveria:

•01. Ser num local apropriado, limpo, espaçoso, preferencialmente que a natureza estivesse por perto;

•02. Ser atrativa, motivante, interessante, sociabilizadora, cativante, saudável, organizada, com um ambiente harmônico;

•03. Estar composta com muita dança, recreação, jogos, enfim que enfocasse a ludicidade;

•04. Estar repleta de coisas que, muitas vezes, eu não tenho em casa e sinto muita falta: alegria, espírito crítico, oportunidade de falar, afeto, educação, conforto, segurança, paz, diálogo, disciplina, respeito mútuo, paz;

•05. Ter competição para que eu possa aprender perder e ganhar, possa descobri meus limites e testar minha força de vontade, que eu possa me descobrir mais;

•06. Permitir aprender comigo mesmo, com o professor e meus colegas, que desperte minha curiosidade e criatividade;

•07. Ensinar, reforçar e zelar pelos princípios da moral, da ética e dos bons costumes;

•08. Não me deixar sentir discriminado e que eu tivesse no professor alguém que possa confiar, que fique contente com meus progressos, alguém amigo;

•09. Valorizar o respeito a si e ao semelhante, o companheirismo e a amizade.

•10. Não permitir que pulasse etapas do meu desenvolvimento (estimulação precoce);

•11. Favorecer a descoberta minha mente e meu corpo (minhas capacidades) e dominá-los;

•12. Permitir que eu adquira o gosto pela Atividade Física, pelo Exercício Físico e pelos Esportes;

•13. Ser um lugar onde eu seja elogiado sempre que faça ou tente fazer as coisas certas;

•14. Ser cheia de novidades, de desafios, de conhecimentos científicos e teóricos ligadas a prática que estou realizando;

•15. Ter ensinamentos úteis para minha vida;

•16. Ser agradável, desafiadora, prazerosa, divertida e que permita meu crescimento como Ser Humano;


O pequeno e exigente menino ainda concluiu: Eu acredito que a aula ideal ainda está por vir, pois é na constante busca de uma aula que seja a melhor que você vai tornar todas elas ideiais!.
Este mesmo Professor, estava num dia de sorte fora do comum e teve a oportunidade de poder encontrar um sábio ou grande mestre que lhe deu alguns conselhos de como poderia ser bem sucedido e feliz com a profissão que escolheu. Ele listou este itens abaixo:


•01.Não improvise, vá sempre preparado em todas suas aulas, lembrando que aquela aula é um parte importante de uma construção maior. A aula deve ser uma novidade, uma surpresa para o aluno, não para o professor, planeje suas aulas;

•02.Proporcione um ambiente propício para o aprendizado. Estimule a manutenção e prática dos exercícios físicos regulares, na dosagem adequada, para a Saúde do Ser Humano. Informe sobre os benefícios do Exercícios Físicos;

•03.Seja audacioso, não tenha medo de inovar;

•04.Crie uma atmosfera harmoniosa, tranqüila para trabalhar, assim os alunos sentirão este ambiente acolhedor;

•05.Tenha muito cuidado e responsabilidade no que diz e no que faz. Muitos alunos se espelham no professor. A palavra dita tem muito poder e pode transformar a vida de um indivíduo, fazendo-o tornar-se um derrotado ou uma pessoa realizada. Seja sincero e honesto. Seja um modelo de cidadão e de Ser Humano;

•06.Procure se exercitar, falar e fazer mostrará que você é coerente, além de lhe fazer bem à saúde. Encontre tempo para investir em você;

•07.Seja um pesquisador no seu campo profissional, para melhor entendimento da realidade. Atualize-se constantemente, veja as coisas corriqueiras sob outra ótica, isto evitará a rotina e a acomodação;

•08.Tenha a convicção de que sua função profissional é promover o desenvolvimento bio-psico-fisiológico e social do aluno;

•09.Buscar contribuir para a formação de cidadãos modelos, educados, críticos, conscientes e com objetivo na vida. Acredite naquilo que faz;

•10.Sempre termine uma aula dizendo: fiz o melhor que pude;

•11.Seja organizado e disciplinado no horário;

•12.Trabalhe com os olhos no amanhã, para que o que faz no presente, crie um futuro melhor para seus alunos; Esteja sempre aberto a novos aprendizados. Possua uma ampla concepção de mundo para além da especificada da sua profissão;

•13.Crie objetivos para os grupos com os quais trabalha, coloque suas forças em prol de atingí-los;

•14.Saiba ser crítico, há momentos para calar e momentos essenciais para expressar suas idéias;

•15.Faça da sua profissão uma forma de se auto-realizar. Dê o melhor de si, ensine tudo que sabe. Amor é a palavra-chave;

•16.Respeite seu aluno assim como deveria respeitar a si mesmo;

•17.Tenha competência técnica (saber fazer) com compromisso político (a favor de quem está fazendo, qual a intencionalidade da ação);

•18.Não seja um professor repassador de conteúdos, seja um educador comprometido com a categoria e consciente da legislação que a rege;

•19.Seja coerente com o que prega, consciente de que é um modelo.

•20.Veja cada aula como uma oportunidade de mostrar suas qualidades, seus dons, e a força que ganhou de Deus. Não veja como uma obrigação. Seu trabalho foi algo que você escolheu, tem que proporcionar-lhe prazer.

Finalizando o mestre, muito sábio, disse: comece a trabalhar com a tranqüilidade de alguém que vai contribuir para a Educação e de alguém que aprende a todo momento, porque cada grupo, ou simples indivíduo que você ministrar aulas fará você completar uma lista com recomendações muito maior que estas.


Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela é, e respeito pelo que poderá ser. (Piaget)

Que bom que está aqui!!!


Professores a partir de hoje temos um novo espaço, esse blog onde poderemos debater, discutir, expor nossas idéias e tentar ajudarmos uns aos outros...

desde já agradeço a participação de todos...